O sistema de tratamento e distribuição de água para Itajaí e Navegantes permanece em operação limitada nesta tarde de sábado (04). Apesar da melhoria gradual dos índices de turbidez no canal retificado do rio Itajaí-mirim, a água bruta ainda se encontra cerca de 15 vezes mais turva do que o adequado aos métodos utilizados para potabilização na Estação de Tratamento (ETA) São Roque.
Em situações de altíssima turbidez, a necessidade de limpeza constante dos filtros e demais equipamentos reduz drasticamente a capacidade de produção de litros por segundo habitual. A impossibilidade de encher os grandes reservatórios durante a noite e madrugada também dificulta a recuperação ao longo do dia.
Os principais reservatórios de Itajaí, localizados na ETA São Roque, encontram-se em apenas cerca de 10% de sua capacidade, o que não garante pressão suficiente para manter em funcionamento as bombas que abastecem as partes altas da cidade. O reservatório de Arapongas encontra-se com cerca de 17%.
Entre os bairros mais impactados imediatamente estão Centro, Fazenda, Praia Brava, Ressacada, Itaipava e Canhanduba, devido à insuficiência de vazão para a operação eficaz das Estações de Recalque de Água Tratada (ERATs) dessas regiões.
O Semasa pede aos consumidores de Itajaí e Navegantes que adiem todas as atividades não-essenciais que envolvam consumo de água no dia de hoje, como lavação de calçadas e veículos, enchimento de piscinas e afins. Quanto mais economia for feita em imóveis que ainda possuem reservação individual, mais rápido será possível normalizar o abastecimento para todos.
Em caso de necessidade, procure os canais de atendimento 24 horas do Semasa no 0800 645 0195, 115, 3344-9000 ou Whatsapp/Telegram 47 99261-3492.
https://www.instagram.com/reel/CoPy25PJc6n/?utm_source=ig_web_copy_link
Mais informações