link para a matéria sobre o dirigivel
https://www.instagram.com/reel/CqYftE3uFw9/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
O zepelim foi contratado pelo Sistema Fetransul-RS (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no RS) para divulgar o setor de transporte durante o South Summit Brasil, evento que tem como objetivo conectar startups, empresas e fundos de investimento globais para gerar negócios.
O dirigível vai ficar em Porto Alegre três dias para mostrar a importância da logística e da inovação no setor de transporte.
O veículo foi construído pela empresa Airship do Brasil, integrante do Grupo Bertolini, com sede em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, e precisou vir de São Carlos (SP) até Porto Alegre. O dirigível tem 46 metros de comprimento, pode levar até uma tonelada de carga e transportar cinco passageiros, além do piloto.

Neste momento, a aeronave só pode ser usada para publicidade, mas a ideia é que também possa servir para transporte de carga no futuro. O zepelim usa gás hélio para flutuar e é movido com um motor que usa querosene.
O fato vem chamando a atenção de moradores de Porto Alegre. O veículo remete a uma passagem marcante da história da cidade, quando o Graf Zeppelin, um dirigível fabricado na Alemanha que viajava pelo mundo, passou pela cidade, em 1934.
Ele já passou pelo litoral norte no final de semana e chamou a atenção dos moradores e turistas.
