Na noite do sábado 25, a guarnição da Polícia Militar da cidade de Itapema foi acionada via central para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo em via pública na área de invasão João do Mato, no Bairro Morretes.
No local, os policiais fizeram uma incursão a pé na área de invasão, quando visualizaram dois homens em frente a uma residência, e que ao verem a guarnição, refugiaram-se para dentro dessa casa. Um dos homens saiu correndo por um mato, não sendo mais avistado e o outro, que adentrou a casa de madeira de dois pisos, subiu uma escada e se escondeu no piso superior.
Diante da situação, os policiais de forma cautelosa entraram na residência no intuito de localizar o homem, porém como o mesmo estava no piso superior, foi feito uma incursão tática pela escada na qual um dos policiais visualizou o homem escondido com uma arma em punho. Ao dar voz de abordagem, o homem apontou a arma em direção ao policial, vindo a ser efetuados 3 disparos para cessar a injusta agressão.
Mesmo baleado, o homem acionou o gatilho do revólver duas vezes em direção ao policial, porém não percurtiu.
Logo após os fatos, foi acionado o SAMU através da central. A ambulância esteve no local, porém constaram o óbito do homem, que foi identificado como em liberdade provisória por crime de tráfico de drogas e tinha 25 anos. A arma que portava era um revólver calibre 32 contendo 3 munições.
Diante dos fatos, foi acionado a Polícia Civil e o IGP, que estiveram no local e tomaram as providências cabíveis.
Foi realizado uma busca na residência e encontrado um cartucho de calibre.12 deflagrado.